Como criar autoridade online com marketing de conteúdo | SEO
O marketing de conteúdo é um grande aliado à autoridade da marca e comunicação com seu público. Veja 5 itens essenciais para criar ótimos conteúdos
Quando nós falamos de marketing de conteúdo, estamos nos referindo, especialmente, à produção de textos como este que você está lendo. Ou seja, são os artigos produzidos para a internet e distribuídos em plataformas como websites, newsletter, redes sociais, entre outros.
De forma geral, a autoridade que o conteúdo irá gerar depende totalmente de sua qualidade, exclusividade e originalidade. Além disso, o conteúdo precisa ser interessante e envolvente para estimular o visitante a consumi-lo mesmo antes de acessar o artigo em si.
Falaremos a seguir de 5 itens importantes para conseguir gerar a autoridade online que combatem a produção mecânica ou não natural de materiais, pois sabemos que essa prática possui esforços aquém do que o mínimo para o sucesso do conteúdo.
# 1 O formato do conteúdo
Quando nos referimos ao formato, falamos basicamente dos elementos textuais e audiovisuais, seu uso e práticas recomendadas, vamos abordar cada item separadamente a seguir:
# 1.1 Títulos
Os títulos precisam ter uma hierarquia, onde o H1 é o mais importante e exclusivo, o H2 vem em seguida para subtítulos e assim por diante com H3 e H4. É importante entender que normalmente eles estão amarrados e precisam fazer sentido, por exemplo: se um subtítulo possui H2, os próximos H3 abordam tópicos do H2 até o próximo H2.
# 1.2 Parágrafos
Nos parágrafos a fluidez criativa é o principal parâmetro. O uso de recursos como negrito, itálico e sublinhado podem ajudar a diminuir a densidade textual e deixar a leitura mais agradável. O tamanho ideal do parágrafo é o necessário para expor de forma clara e objetiva sua ideia.
# 1.3 Imagens
As imagens complementam o texto com fotos (preferencialmente exclusivas), gráficos ou artes. A imagem precisa estar contextualizada ao texto, mostrar as pessoas e situações descritas e não serem somente decorativas. O bom conteúdo possui imagens de boa qualidade e que carregam rápido.
# 1.4 Vídeos
Há dois tipos de uso de vídeos nos artigos: o primeiro é o vídeo complementar, o qual dá suporte ao conteúdo do texto com mais informações; o segundo é a video-page, o contrário do anterior, onde o texto é quem dá suporte ao vídeo, tema central do artigo. De qualquer forma, é importante que a relação seja respeitada, ou seja, quem lê o texto, sente vontade de ver o vídeo ou quem vê o vídeo, sente o mesmo pelo texto.
# 1.5 Listas
As listas são enriquecedoras e demarcadoras do texto e permitem que o conteúdo seja dividido de forma pontual e objetiva. Por exemplo, neste texto separamos uma lista de 5 itens importantes e neste item (formato), temos mais 5 itens de lista. Dessa forma é mais fácil entender os tópicos e navegar pelo texto.
# 1.6 Links
Os links fazem da web o que ela é. A teia possui seus nós com os links, sem links, há somente um fio e não uma teia. Podemos dizer que o mais importante para criar bons links é (voltando ao básico) que ele seja útil, interessante e usado de forma natural no texto. Antes de criar um link, pense se é interessante tocar nele para ver o outro conteúdo, se não é, provavelmente não era para ele estar ali. O link é criado para ser tocado para gerar navegação, e não para enfeite.
#2 Perguntas (difíceis) e respostas (difíceis)
O conteúdo com perguntas e respostas, ou FAQ, está cada vez mais popular, principalmente agora na era da AI, onde esse tipo de conteúdo é muito amigável para o treinamento e criação de respostas generativas.
Utilizar este recurso é importante e fundamental, mas a autoridade vem com a resolução de questões difíceis e complexas, onde o conhecimento ou experiência se refletem na resposta. O Google possui um conceito chamado EEAT em seu Quality Rates Guidelines (Guia de avaliadores de qualidade), onde os dois primeiros remetem à experiência e especialização. Suas respostas precisam refletir ambos.
# 3 Como seu público pesquisa
A forma como seu público busca seu conteúdo ou conteúdos semelhantes aos seus revelam não só o comportamento e palavras-chave utilizadas para encontrar o conteúdo, como também as respostas esperadas. Por exemplo, uma busca “quanto custa um tratamento dentário em São Paulo” mostra que a resposta esperada envolve: valor; tipo de tratamento; região. Outro exemplo “qual produto é bom para tirar manchas de sofá”, mostra que a resposta envolve: shopping; tipos de manchas, materiais de sofá.
Quando não sabemos como as pessoas pesquisam, as pautas para o conteúdo são criadas a partir de hipóteses, o que pode distanciar os textos (e principalmente os títulos) do real interesse e forma de se comunicar das pessoas.
#4 Seu conteúdo está voltado para qual motivação?
A motivação é o principal elemento para a conversão (objetivo a ser alcançado com o conteúdo ou website), segundo a fórmula da MECLABS institute sobre Conversion Rate Optimization (CRO).
A motivação é o “interesse em determinado conteúdo”, ou seja, o que motiva uma pessoa a consumir um conteúdo específico.
Por exemplo, uma pessoa que busca “comprar ingresso para ver um show de stand up” está motivada a fazer uma aquisição e sua conversão é a realização da compra.
Já uma busca como “carro híbrido” possui menor valor pois a subjetividade é predominante, assim como a motivação, indecifrável; a pessoa quer saber a diferença entre veículos, combustíveis, ver modelos, comparar performance, comprar um carro, ou outro? É impossível saber somente com esta informação.
Podemos utilizar este texto de exemplo, onde usamos nossa experiência em ranqueamento de sites (SEO) para ajudar quem busca ajuda sobre o tema autoridade de websites. Queremos visitantes interessados e que precisam de mais autoridade, assim como motivados para, ao ver nosso conteúdo, ter o desejo de falar conosco para ajudarmos profissionalmente na construção da autoridade.
Quanto mais clara for a motivação das pessoas, melhor a chance de conversão, por isso é preciso saber claramente qual é sua motivação e comparar com os dados de acessos em ferramentas como o Search Console para ver se o planejado realmente está acontecendo e em qual nível.
#5 Diga não ao generalismo e sim à exclusividade
Nós sabemos que quanto mais conteúdo, melhor, DESDE que ele seja bom. No caso de produção de muito conteúdo de baixo valor é spam e o site pode ser penalizado por isso nas buscas.
Como você combate o generalismo em seu conteúdo? Simples, com esforço. Veja 3 exemplos de conteúdos generalistas e outros 3 de conteudo exclusivo:
❌ Exemplo 1 de conteúdo generalista
Você acessou o ChatGPT e pediu para ele criar 500 artigos para você sobre um tema. Você copia eles e cola em um Wordpress para publicá-los. O valor desse conteúdo é zero, pois ele não tem nenhuma novidade ou exclusividade.
❌ Exemplo 2 de conteúdo generalista
Você criou seus textos com a ajuda da AI, mudando algumas coisas. Só isso já deixa seu conteúdo fraco, mas além disso, você usou imagens genéricas de bancos de dados.
❌ Exemplo 3 de conteúdo generalista
Para criar seu conteúdo, você consultou 2 ou 3 sites e “reproduziu” o conteúdo deles, sem trazer nada de novo ou um ponto de vista interessante.
✅ Exemplo 1 de conteúdo exclusivo
Você realizou uma pesquisa com um público e estudou sobre o tema em livros, AI e sites. Ao publicar os resultados e conclusões, é adicionado conteúdo novo na internet e isso é ótimo.
✅ Exemplo 2 de conteúdo exclusivo
Você possui anos de experiência e especialização em uma área e vai registrar no conteúdo seu ponto de vista sobre determinado ocorrido e seus desdobramentos. O conteúdo é exclusivo e enriquece as informações sobre o ocorrido.
✅ Exemplo 3 de conteúdo exclusivo
Seu conteúdo vai abordar um projeto e você utilizou sua experiência e da sua equipe para, com o uso de AI, explicar em vídeo e imagens os detalhes desse projeto e o que você espera com ele. Esse conteúdo possui valor.
Ao analisar os exemplos, é mais fácil entender que a AI generativa pode ser usada para cópias e plágios de baixo valor ou como ferramenta enriquecedora de conteúdos exclusivos, depende do esforço e capacidade para utilizá-la.
Quer saber mais sobre produção de conteúdos para ranqueamento? Você pode gostar de ler nosso artigo sobre Como Aparecer no Google em 2025.